17 novembro 2015

[Os livros e eu] Preconceito Literário - a gente vê por aqui ...


Oi genteeeeee!

Que saudade de soltar o verbo por aqui!  
Escolhi este tema já tão falado na blogosfera por motivo de: 
Séria permanência no mundo em pleno século XXI.
Acho desnecessário um ser que lê, que tem seu próprio gosto literário, julgar os coleguinhas (principalmente uns que curtem distopia, chick-lit e Harry Potter no auge de seus 24 anos ) sério, já ouvi julgamentos por ai. E aquele tipico ser preconceituoso que faz uma cara amarrada quando você diz que está lendo jogos vorazes? Ah para gente!

Infelizmente é a mais pura verdade, eu queria mesmo saber que padrão as pessoas usam, tipo, baseado em quê, eles afirmam que o livro X é literatura, o Y não é. Peraí, qual parâmetro você usa amiguinho? 

E isso não acontece somente com leitores não, também praticam o preconceito literário gente que não lê e pasmem, autores! Fico surpresa quando vejo um autor criticando um trabalho do outro, vai cuidar dos seus livros publicados pessoa, do seu público, deixa minha amiga J. K. Howling em paz (entendedores entenderão).

Eu já passei por esta situação e acredito que são poucos os que não passaram, e olha que sou mega eclética no quesito literatura, só estou de birra com romances hots (mas leia este post inteiro antes de me julgar hahahah) mas ainda vou dar uma chance ao gênero porque sou dessas.

Sabe ... é cada um com sua opinião e ponto final. Se seu gosto não é igual ao meu, não perca seu tempo criticando minhas leituras, vá procurar sua tribo (leia-se, pessoas com o mesmo gosto que o seu) ou quem sabe dar uma chance a um novo estilo de leitura? Acredite, pode ser que não seja uma experiência boa, mas as chances de ser uma leitura magnifica são iguais. Eu já sai muito da minha zona de conforto e amei, e vejo muito feedback por ai na blogosfera de gente que se deu bem que nem eu.

Resumindo, respeitar a opinião do outro tem que vir em primeiro lugar.

Achei esta tirinha top, neste link aqui para ilustrar o post!


E vocês? Já sofreram preconceito literário?

14 comentários:

  1. Já me criticaram muito por ler romances do Nicholas Sparks, contudo, as pessoas nem me perguntam se eu leio algo mais que isso, apesar apreciar romances, estou aberta a todos os tipos de livros até os clássicos.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainan,
      Pois é, num guento, eu tb sou dessas, gosto de novas experiências de leitura!
      Bjos!

      Excluir
  2. Podem me criticar a vontade eu leio o que eu quiser, o choro é livre kkkkk
    Sabe o que falta nesse povo é respeito, e algo bem importante para fazer! Adorei o post bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani =)

      Hahahahaha adoreiii, o choro é livre mesmo!

      Excluir
  3. Preconceito esta por toda parte néah!!
    Acho que cada tem seu gosto e exatamente por isso não se deve julgar o outro por gostar de algo que você não gosta!!
    Eu leio o que quiser e pronto!!
    Adorei a iniciativa do post!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suzi!
      Tb acho! Cada qual, com seu cada qual!
      Bjos!

      Excluir
  4. Moça, concordo com tudo que você disse, nossa!!
    Eu já entrei em várias brigas por causa desse preconceito do povo, simplesmente porque não consigo ver as coisas e ficar calada.
    E tem mais, pior do que ver alguém criticando um livro, é ver alguém criticando um livro que nem leu, aí é que eu explodo haha.
    Mas faz parte, né? A gente vai encontrar esse tipo de coisa em todo canto.

    Adorei o blog!!
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Thay!
      Eu não entro em brigas, mas fico chateada com os comentários sem necessidade da galera! Aff!
      Bjos!

      Excluir
  5. Essa temática é mesmo importante de ser debatida, afinal é um absurdo que os preconceitos de uma forma geral estejam aumentando e não diminuindo.
    Eu penso que se a pessoa está lendo, seja o que for, já é maximo pq muitos nem se dão essa oportunidade preferem filmes, séries, jogos etc. e como você mesmo disso tanto pessoas que leem quanto às que não leem perdem seu tempo criticando o que o outro está lendo. É o fim do mundo, ninguém merece =/ graças a Deus nunca passei por nenhuma situação semelhante, mas acho que se passasse iria mandar a pessoa procurar o que fazer ou então adotar um gato (tem sete vidas para lê tomar conta) brincadeiras à parte concordo com você. Parabéns pela postagem. Beijos!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Obrigada!!
      Tb acho o fim do mundo! Absurdo mesmo!
      kkkkkkk gostei da ideia do gato!
      Bjos!

      Excluir
  6. Oi Aline, tudo bem?

    Gostei bastante do seu post, e é um assunto bastante comentado mesmo, mas que sempre tem espaço para mais. Para mim é inconcebível esse tipo de preconceito. Cada um tem seu estilo preferido, mas isso não significa que os outros livros são ruins, ou quem lê determinado estilo é menos leitor do que quem ler outro. O pior ainda é autor com preconceito com outro autor, canso de ver isso, e com alguns autores nacionais mesmo, e penso, deveríamos valorizar nossa literatura nacional, e não criticar.

    Gostei bastante do post e da tirinha, e é realmente assim mesmo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Pois é, a gente fica inconformada, que preguiça desse povo vazio que tenta diminuir o outros em razão alguma!
      Bjos!

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?
    Realmente rola muito preconceito no meio literário, o que é um absurdo porque temos gêneros para todos os gostos. Eu mesma gosto de livros hot e vejo muitas pessoas torcendo o nariz. É uma pena que leitores façam isso, mas é nosso dever mudar esse pensamento.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Eu nunca sofri preconceito literário, mas já vi muito por aí. Eu acredito muito que cada um decide o que quer ler. E isso não me afeta, pois o que essa pessoa lê nem sempre é o que eu leio, portanto, cada um lê o que bem quer e isso não afeta a vida de mais ninguém além dele mesmo. Porque eu vou ficar criticando uma pessoa pelo o que ela decide ler? E porque eu vou criticar alguém que não gosta daquilo que eu estou lendo? Eu tenho pavor de várias séries literárias que muita gente lê e não tenho medo de falar e acho que é meu direito achar essas séries fracas e sem sentido do mesmo jeito que é direito das outras pessoas amarem do fundo do coração essas mesmas séries. O que importa nisso tudo é eu respeitar a opinião alheia e ter a minha opinião respeitada. Só que respeito está em falta nos dias de hoje.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...