07 outubro 2015

[Resenha 90] Bom dia Sr Mandela // Zelda La Grange


Bom dia, Sr. Mandela // Zelda La Grange
Novo Concito  // 432 páginas 

Oiee Thurmaaa!

Este livro é um livro maravilhoso, cheio de mensagens lindas, daqueles que a gente enche de post-its, mas confesso que foi uma leitura massante, lia, parava, lia outro, depois voltava, demorei muito tempo para ler, foi o livro que mais demorei eu diria. Não da para fazer a resenha no mesmo esquema das outras pois se trata de uma história verídica!

"Ele derrubava minhas defesas dia a dia, quebrando meus preconceitos e as camadas do apartheid que haviam crescido em mim, do mesmo modo como cinzelam o calcário enquanto esteve preso na ilha Robben."


Eu já conhecia a história do Mandela, fiquei ainda mais feliz de poder conhecer mais a fundo este grande homem. Em várias passagens do livro me peguei emocionada quando me deparava com as obras de caridade que Mandela fazia, o bem que ele fez a humanidade tinha que ser seguido por cada um de nós, fazer o bem sem importar a quem!
Este livro é contado pela secretária do Mandela, as vezes fiquei com a impressão que ela só queria desabafar. Foi muitas coisas boas e ruins que ela viveu ao lado de Madiba, nome pelo qual ela o tratava carinhosamente.
É extremamente interessante como ficamos mais próximos e conhecemos a fundo o que realmente foi o apartheid, eu fiquei incrédula, não sabia que as coisas aconteciam daquela forma, fiquei chocada e transtornada, e o que mais me deixava transtornada era o fato de muitos brancos a favor do apartheid serem alienados, a favor pq fulano era, pq me falaram que tenho que ser, Zelda era um destes alienados, e que bom encontrou Madiba para mostrar o verdadeiro valor do ser humano, independente da cor. Quem for ler este livro, prepara-se, muitas páginas de preconceito extremo.
Zelda contou muito bem a história do presidente, achei a leitura rica em detalhes, o fato da minha leitura ter demorado tanto, creio que deve ser devido a muita coisa sobre política, o que é inevitável em uma obra destas, mas não deixa de ser uma leitura ótima, a escrita de Zelda é muito boa!
Nelson Mandela foi um exemplo de ser humano, mas no livro também podemos encontrar alguns famosos que contribuíram com o legado de Madiba, achei incrível e engraçada a história do Brad Pitt, muito generoso também.

"Ele sempre dizia que a educação é a única arma com que se pode lutar contra a pobreza."

Zelda cita muitos nomes conhecidos e como cada uma destas pessoas contribuíram a favor ou contra para a luta pela humanidade de Mandela.
Muitas emoções encontramos dentro deste livro, passei por todo tipo de sentimento, inclusive raiva devido aos últimos acontecimentos do fim da vida de Madiba.
Outra coisa que contribui para minha leitura ficar bem devagar foi o fato do livro ser pouco dividido, ao longo do livro temos pouquíssimos capítulos para muitas páginas.
Quando fechei o livro eu só tinha um pensamento, precisamos de um Nelson Mandela para a presidência do Brasil rsrs. A Zelda deixou bem claro no início do livro que não iria falar mal do presidente em momento algum, mas só o legado maravilhoso que ele deixou, não deixa espaço para pensarmos em algo ruim que ele possa ter feito.
Uma biografia maravilhosa que muitos deveriam ler!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...