01 agosto 2015

[Resenhas 71/72] Para todos os garotos que já amei // A garota que você deixou pra trás



Para todos os garotos que já amei // Jenny Han
Intrínseca // 320 páginas


A garota que você deixou pra trás // Jojo Moyes
Intrínseca // 384 páginas




Resenhas mega, ultra, hiper atrasadas.. Fiquei sem internet desde segunda-feira e ela só resolveu voltar essa madrugada. Então cá estou.
última semana da maratona, vou falar dos dois últimos livros que li!

Minha opinião

Para todos os garotos que já amei: Comprei o livro em inglês, estava passando na Saraiva e ele tava na promoção, mais barato do que o traduzido, então aproveitei pra treinar o meu inglês. A leitura é bem fácil, a história é bem gostosa, no estilo de todos os livros da Jenny Han, já li Olho por olho, Dente por dente e a trilogia Summer, e esse foi o que mais gostei.

A garota que você deixou pra trás: Ahhhhh Jojo Moyes, como não amar?? Após me acabar em lágrimas com "Como eu era antes de você" (quero logo o filme), nesse na página 32 eu já estava chorando. A história é linda, e já vou encomendar todos os outros livros dela! 


A trama

Para todos os garotos que já amei: Enquanto as meninas escrevem diários, Lara Jean escreve cartas. Cartas que não serão entregues, mas são sua forma de "desabafar". Uma para cada garoto que ela já amou ao longo de sua vida. Com mudanças em sua vida, sua irmã se afastando dentre outros dilemas da adolescência, algo que ela não esperava acontece: suas cartas são TODAS enviadas misteriosamente aos seus respectivos destinatários. Então sua vida amorosa sai do papel para o mundo real e ela terá que arrumar uma forma de controlar os danos causados.

A garota que você deixou pra trás: Com uma temática parecida com "A menina que roubava livros", porém um pouco mais romântica, a história se passa na França, durante a segunda guerra mundial.  Sophie mora com seus irmãos e irmãs, enquanto seu marido luta na guerra, e herdeira de um restaurante, ela luta com a situação imposta pelos alemães para manter o negócio de pé em meio a tanta miséria e escassez de recursos. Ela possui em sua casa um quadro, que intriga algumas pessoas, e a história do quadro é interligada ao longo do livro com a de Sophie em 1916 e a de Liv em 2006.
Ao longo da história você vê uma grande conexão entre as duas personagens e a luta interna de Sophie entre fazer o que seus princípios mandam e a sobrevivência de sua família.

Os personagens

Para todos os garotos que já amei: O livro é narrado do ponto de vista de Lara Jean, seus pensamentos, sentimentos, conflitos internos. Como sua vida muda quando sua irmã vai embora e como ela lida com todos os contratempos ao ter suas cartas "expostas". É uma história bem gostosa e divertida, eu recomendo.

A garota que você deixou pra trás: O livro é narrado em duas épocas diferentes. Em 1916, em primeira pessoa por Sophie, como ela lida com a guerra e como ela mantém a sobrevivência da família, mesmo que para isso, ela seja obrigada a ajudar os alemães. E em terceira pessoa, em 2006, contando a história de Liv Halston, uma viúva que mora sozinha e tem em sua casa um quadro, com a foto de uma jovem que desperta sua curiosidade. É um livro da Jojo, então nem preciso dizer que é maravilhoso né?





2 comentários:

  1. Gabriela antes de mais nada parabéns pelas leituras e pelo post bem interessante e organizadinho. Antes de ler fiquei pensando, como assim resenha de dois livros juntos??? Mas quando percebi a forma como você expôs sua opinião e ideia sobre as leitoras gostei. Dos livros citados confesso que o que despertou minha curiosidade e vontade de ler foi Para todos os farotosmque já amei e confesso que quando adolescente também tinha essa mania =) enfim amei a dica!!!
    O livro da JoJo parece bom, mas estou evitando dramas nos últimos tempos. Mas reconheço o valor da autora!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Jojo sempre me arrancam muitas lágrimas

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...