17 outubro 2014

[Dicas] Especial - Entendendo os Gêneros Literários // #Sick-Lit


Olá pessoal!!

Imagina uma pessoa que não quer desgrudar de um livro um só segundo! Este "cara" sou eu, genteeeee to lendo A Elite, segundo livro da trilogia A Seleção, não consigo parar de ler mas minhas responsabilidades não me deixam ler e eu to ficando doida, descabelando p saber o que será de América, Maxon e Aspen, custei a vir escrever o post pq o desapego com o livro ta quase inexistente, mas hj o assunto é breve, vamos ao que interessa ..

Vocês já ouviram falar sobre sick lits? Até ppouquíssimo tempo atrás eu não conhecia o gênero, e fiquei espantada com a riqueza de material sobre o gênero na internet, achei até reportagem na veja (esta aqui) sobre o mesmo, não é que o gênero também é bem polêmico?!

Os sick-lits que na nossa língua pode ser lido como "literatura enferma" ou "doentia" (pesado, não?!) são livros com histórias de personagem com alguma doença grave, que é o principal tema do livro, jovens muito doentes, anoréxicos, com tendências suicidas, coisas bem catastróficas, nessa linha de pensamento.

Fiquei impressionado com a polêmica gerada pelos livros, eu concordo que o termo sick-lit é meio pesado, até pq é bem triste, mas não concordo que este tipo de livro não possa ser veiculado para adolescentes, estes jovens e adolescentes tem mais é que aprender a viver com essas "coisas da vida" infelizmente ninguém foge as possibilidades destes tipos de acontecimentos ruins na vida, e eu acho que este tipo de livro pode ser mais uma lição/aprendizado do que um passaporte para o lado ruim da situação, cabe a cada leitor saber aproveitar e absorver o que de melhor a leitura tem a oferecer.

Podemos citar como exemplos de sick-lits o famoso "A culpa é das Estrelas" e "Os treze porquês" ambos eu já li e adorei, "Extraordinário" o qual já li resenhas bem positivas e já tá na minha estante na fila p eu ler, e uma infinidade de outros pq querendo ou não virou moda, e eu adoro livros e filmes que me emocionam e estes, na boa?! Não da p segurar as lágrimas!!

E qual a opinião de vocês sobre os sick lits, são indicados ou não para o público adolescente? 

Acho que o próximo post do especial será sobre os gêneros normais que já estamos acostumados e acabou né? Ou existe mais algum gênero que eu não tenha conhecimento? Não duvido hahahahah!!





32 comentários:

  1. Ei, Aline!

    Adoro um sick lit porque adoro sofrer, né? Então Extraordinário, ACEDE, Como Viver Eternamente... adoro todos esses livros. To adorando acompanhar esse especial.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Kel!
      Sou dessas, q nem vc hahahhaah!
      Q bom q ta gostando! =)

      Excluir
  2. Oi, Aline!
    Impossível não ficar louca lendo A Seleção aehuaheu.
    Esse é um gênero literário pouco classificado, já vi algumas vezes, mas não com tanta frequência como vjo os outros.
    Não vejo problema em adolescentes lerem livros desse gênero, contanto que não tenham conteúdo sexual no seu enredo.
    Uma hora ou outra eles têm que saber que existem tais coisas e aprender a melhor forma de lidar com isso.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana,
      Ainda bem e vc me entende hahahahah!
      Bjos!!

      Excluir
  3. Oi, Aline!

    Tudo bom?

    Por isso senti falta da sua visita no LO!!! rsrsrsrs

    Sem dúvida, toda a trilogia de "A Seleção" me pegou dessa mesma forma, sem querer largar.

    Essas leituras que envolvem doença, morte, recuperação, geralmente são as que mais me tocam e me fazem chorar. Mas costumeiramente, não são livros no qual esse seja o foco principal, mas algo que acontece de repente, que descobrimos no decorrer da história.

    Concordo contigo que os jovens devem ter também essa experiência com os livros. Afinal, eles não são apenas uma representação da realidade, mas da vida e dos seus percalços. Eles nos ajudam a sermos melhores e a enfrentarmos situações adversas.

    Beijos,

    http://legereoculis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raimundo!!

      Me tocam por d++ tb!!
      Penso q nem vc na questão dos jovens e adolescentes!!
      é a vida né?! Fazer oq?

      Excluir
  4. Oi, Aline! Tudo bem?
    Meu, adorei a postagem. Assim, já tinha ouvido falar do gênero e tal, mas não conhecia a explicação de fato para o nome e tal. Particularmente gosto de histórias desse tipo e um livro que li do gênero se tornou o melhor lido do ano até agora.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?

    Sick-lit não costumo ler, acho muito triste...prefiro chick-li, ou aqueles romances de tirar o fôlego...

    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica =)

      Tb acho mega tristes, mas eu amo ler hahahah vai entender .. bjos

      Excluir
  6. Oláaa! Esse cara sou eu também heheehhe! Adorei o seu post...
    Acho que ler é a melhor coisa, independente de gênero sabe? Leia e seja feliz....

    Super beijo!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não gosto muito desse estilo, sei lá acho meio carregado. Mas se a abordagem do autor for leve e com lições interessantes no final até vale a pena. E além disso serve para informar sobre determinada doença e claro divulgar como melhor conviver com alguém que a tenha.
    Sobre a pergunta se acho que adolescentes devem ou não os ler, penso que se ele tiver interesse no tema porque não!!!??? No mínimo irá desmistificar o assunto para ele.
    Enfim esse especial está demais!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      De fato é bem pesado!
      Mas quanto aos adolescentes, concordo c vc!
      Bjos!

      Excluir
  8. Não é meu gênero favorito, mas eu leio e respeito.
    Extraordinário, por exemplo, eu adoro. A culpa é das estrelas não é tudo isso que falam por aí.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! =)
      Não é meu favorito tb, mas eu gosto de ler!
      Extraordinário ainda não li, e ACEDe eu adorei!
      Bjos!!

      Excluir
  9. Eu nunca tinha ouvido esse termo, é um subgênero bem curioso. Não vejo problema nenhum em veicular esse tipo de literatura pra adolescentes, mas acho que os leitores é que às vezes não são muito sensatos. Já vi adolescentes usando o cabo do fone de ouvido para imitar o tubo de oxigênio de Hazel, e acho isso preocupante - é como se eles desejassem ter câncer, sabe?
    Mas enfim, eu gosto muito de A culpa é das estrelas, e também estou para ler Extraordinário. Vamos ver se é bom! :)
    www.blogsemserifa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      Tb não meninaa hhahahaha!
      Concordo, ainda mais alguns adolescentes cabeça de vento né?
      Nossaaa credo, de fato muito preocupante!
      Tb estou p ler Extraordinário dps m conte sua experiência!!
      Bjos!

      Excluir
  10. Olá Aline,
    Não conhecia o gênero! Achei mto interessante! Claro que pode ser vinculado para os adolescentes, mas acho que tudo de acordo com a idade, de repente livros mais explícitos, em que as doenças sejam postas de maneira mais real devam ser evitados pelos mais novos!

    Adoro essa coluna do blog!
    Beijos
    Isadora
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora!
      Tb lia sempre e nem sabia q tinha nome rsrsrsr!
      Bjos!!

      Excluir
  11. Oi Aline, tudo bem?
    Não sabia que esse tipo de livro tinha um nome específico!
    Eu gosto de livros com temáticas tristes de vez em quando, em geral são profundos e bonitos. Acho que adolescentes prontos para isso podem ler tranquilamente, sem problema nenhum!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih!
      Há pouco tempo atrás eu tb não!
      Eu td gosto deste tipo de leitura =)
      Bjos!!

      Excluir
  12. Oi Aline.
    É... é uma leitura triste, e antes de começar já sei que lágrimas vão rolar, então não é um gênero que leio em qualquer época como o chick-lit, preciso preparar meu psicológico.
    Já li acede, adorei; os treze porquês é muito bem avaliado mas ainda não tive coragem de ler assim como Extraordinário principalmente por ter como protagonista uma criança.
    E sim, acho que os adolescentes devem ler esse gênero, é nossa realidade, faz parte da vida, porque fugir?!, tem que aprender a lidar com as situações.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!! =)

      Hahahahahah adoreeii, tem q preparar mesmo pq é pesado né?
      Tb acho ;)

      Bjos

      Excluir
  13. Eu não curto muito o gênero, mas não por ter medo da leitura pesada... Só não me prende porque acho que a maioria dos autores seguem quase que uma "receitinha de bolo", o que torna o enredo muito previsível. Será que o precursor desse estilo não é o Nicholas Sparks? Acho bem a cara dele.

    Ah, tá rolando uma promoção para blogueiros lá no Meus Mundos no Mundo, corre ver: http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/2014/10/divulgacao-o-armazem-do-infinito.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!
      hahahahahah, eu curto bastante o gênero!
      Nunca li Sparks, acredita?

      Bjos!

      Excluir
  14. sabe esse não é meu gênero preferido pq eu fico mega triste quando leio coisas assim, mas até q tenho lido alguns esse ano.
    adoro essas postagens que explicação sobre os gêneros, faço isso no meu blog, mas demoro séculos pra postar.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      Preferido n é meu tb não, mas eu gosto de elr!
      Obrigada =))
      Bjos!!

      Excluir
  15. Oi, Aline!
    Eu acho o gênero super indicado pra adolescentes, já que é justamente nessa fase que os hormônios estão loucos e podemos passar por algumas situações tratadas nesses livros (tipo suicidio, anorexia...).
    Eu gosto bastante de alguns sick-lits e eu já estava com um texto pronto pra postar sobre isso. kkkkkkkk
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, q legal, qd postar quero ver!
      Eu tb acho válido a leitura por eles!
      Bjos!

      Excluir
  16. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de livros desse gênero e não vejo problema dele ser lido por adolescentes. Para mim esses livros tratam de temáticas importantes que devem ser discutidas e lidas por todos. Extraordinário é meu livro preferido do gênero e foi uma das melhores leituras do ano passado.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alinee!
      Eu concordo plenamente c vc!
      Quero muito ler Extraordináriooo hahahah vou roubar no TBR p ele sair hahahah!
      Bjos!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...