10 setembro 2014

[Resenha 20] Se eu Ficar - Gayle Forman


Se eu ficar // Gayle Forman // Novo Conceito // 193 páginas // Compare Preços //  ISBN: 978.85.8163.541-5

Resolvi ler este livro pois o filme foi lançado na semana passada, acho que dia 04/09 nos cinemas, e eu tenho que ler o livro primeiro antes do filme, amei o livro, vamos ver sobre o filme né ...

A Trama

Em um dia de neve e de folga Mia e sua família decidem sair para um passeio, só não podia contar com um acidente arrasador no meio do caminho. Assim que Mia acorda do susto do acidente ela procura por seus pais e os vê, ambos mortos, tenta em vão procurar por seu irmão mas encontra ela mesma deitada no chão com muitos ferimentos devido ao acidente. Mia logo é resgatada e toda a história acontece em um pouco mais de 24 horas, Mia fica em coma no hospital mas ao lado do seu corpo inerte ela pode ver a vida acontecendo de um ângulo diferente, aos poucos ela vai digerindo o destino que a vida lhe deu, e percebe que a escolha entre ir embora, da mesma forma que seus pais ou ficar e enfrentar o destino com todas as reviravoltas que a vida lhe deu é somente dela. Não é uma escolha fácil, ainda mais quando você tem laços além de sua família criados no decorrer de sua vida como Adam, o namorado de Mia, durante as 24 horas depois do acidente, Mia relembra momentos maravilhosos e únicos vividos ao lado de sua família, e cada vez mais é difícil a decisão da nossa protagonista, se eu ficar ... o que pode acontecer?


" As pessoas acreditam no que querem acreditar - dizia ela."

Os personagens

A história é muito rápida, quando você vê .. puff .. acabou, mas mesmo assim eu não deixei de viver o drama de Mia, chorar cada tristeza que ela viveu, gostei muito da personalidade dela, viveu dilemas que qualquer jovem adulto vive, não fugiu a realidade o que me agradou bastante, e também nota-se o tanto que Mia prezava o memento família. Gostei bastante da família de Mia como um todo, seu pai e sua personalidade ímpar, sua mãe sempre companheira e Teddy seu irmão mais novo, pedacinho triste da história que partiu meu coração, aliás a história inteira partiu meu coração. E claro o Adam, namorado apaixonado que em momento algum desistiu de Mia.


" Não estou certa de que este é o mundo a qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar."

Diagramação, capa e escrita

Amei a capa, que já é o poster do filme né? Mas super passou a mensagem da história, as páginas amarelas e com detalhes lindos de notas musicais que simbolizam a música que de fato é o cenário de todo o livro, a única coisa que me incomodou um pouco foi eventuais erros de digitação.


"Não sei ao certo o que aconteceu comigo, e pela primeira vez no dia, não me importo nem um pouco. Não deveria me importar. Não deveria ter tentado tanto. Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil."

Conclusão

O livro me encantou e emocionou, é um drama que eu vivi junto com a personagem, o livro é bem pequeno e se passa durante um dia, nos da a idéia de quão breve pode ser a vida, e de quão importante é cada momento vivido. O fato de Mia estar presente vivenciando seu corpo em coma, puxa um pouco para o fato da espiritualidade que eu acredito muito, o final foi vago mas cabível pois a história continua, tem mais um livro chamado para onde ela foi, que é a continuação da história, no final do livro tem um pequeno trecho do próximo livro, onde eu pude notar que a história é contada por Adam, e eu já quero muito ler =) A leitura é rápida e fácil, muito agradável e triste, fica aqui minha indicação de leitura para este livro fantástico.




18 comentários:

  1. Oi!
    Eu quero tanto ler esse livro!
    Sua resenha só aumentou minha vontade. Quero lê-lo antes de assistir o filme.
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana,

      Eu tb sou assim, leio antes e depois assisto o filme =)

      Excluir
  2. Menina do céu, não vou ler esse livro pq a história não fascinou, mas podemos comparar ele há alguns filmes que agora nao lembro o nome, rs, mas contam a historia de pessoas que estavam em coma o tempo todo e no fim acordaram, né?! Sei lá.
    Espero que seja bom mesmo.

    Beijinhos,
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio!
      Hhahah não conheço este filme não, mas o filme do livro é lindo e emocionante! =)
      Bjos!

      Excluir
  3. Oi Aline! <3

    Awnnn estou louca para ler o livro/ver o filme! Todo mundo só tem elogiado, deve ser muito bom mesmo. <3 Acho que vou acabar passando ele na frente das minhas outras leituras, porque não vou conseguir me segurar mais. hehehe

    Um beijão!
    www.letras-e-cores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danii!
      Passa sim que vale a pena hahahah!
      Bjooss!

      Excluir
  4. Ahhhhh estou louca pra ler esse livro, já comprei mas ainda não chegou. Tenho muitas leituras e vou passar ele na frente de todos.
    Quero muito ler e assistir ao filme..valeu pela dica amore :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Lu!

      Assim que chegar vai ler correndo p vc pegar o filme ainda no cinemaa!
      Bjoo!

      Excluir
  5. Oi Aline, tudo bem?

    To doida pra poder ler esse livro. Faltam só dois acumulados para eu poder ler e vou cair em cima de Se Eu Ficar. Espero gostar. Muita gente tá falando que o filme é mais emocionante... vamos ver

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Kell!

      Corre p ler Kel, vai valer a pena =)
      Bjoks!

      Excluir
  6. Amei as fotos que você colocou na postagem. Eu quero ler esse livro, mas como já fiquei sabendo que não é livro único, vou esperar lançar os outros para começar a ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sil,
      As fotos são do google =/
      geralmente eu tiro minhas próprias fotos mas dessa vez n deu tempo!
      Acho que já foi lançado, pode ler q vai gostar =)
      Bjoo!

      www.leituravipblog.com

      Excluir
  7. Oi, Aline!
    Eu ganhei esse livro ontem! *-*
    Tô doida pra ler. Além de ter lido vááárias resenhas legais (inclusive essa), eu achei o livro tããão lindo (olha essas páginas *-*).
    As fotos ficaram lindas! E eu amei a resenha!^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Danii!
      Jura? Então corre p ler hahahah!
      Lindo o livro e lindo o filme viu?!
      Bjoos!

      Excluir
  8. Oiee

    Nossa eu já li esse livro e também gostei muito, só não consegui sentir tanta emoção acho que eu no lugar da Mia ficaria mais desesperada, assisti o filme sábado passado e gostei muito do filme me emocionou bem mais que o livro e o Adam é um lindo amei a escolha do ator :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,
      Eu sou uma chorona assumida, me emocionei muito c o livro e muito mais com o filme tb, acho que eles meio que se completaram, o filme foi fiel ao livro!
      Adam é um fofo mesmo!
      Bjos!

      Excluir
  9. Amooo ler! Tambem gosto de ler primeiro e depois ver o filme! Mas ainda não tenho esse livro :( buááá
    Seguindo seu cantinho flor, se puder retribuir!
    Vem me fazer uma visitinha, ficarei muito feliz!
    Beeijos e sucesso com o blog!

    http://do--meu--jeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Tainara!

    Qd tiver oportunidade compra p vc, é a coisa mais linda!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...