13 agosto 2014

[Resenha 15] Os 13 Porquês - Jay Asher


Os 13 porquês // Jay Asher // Editora ática // 244 páginas // Compare Preços //  ISBN: 978-85-08-12665-1
 

O livro conta a história, ou o fim da história de Hannah Baker, uma adolescente que comete suicídio tomando comprimidos e deixa uma caixa com fitas numeradas de 1 a 13 explicando o porquê deste triste ato contra sua própria vida.

Pouco tempo depois da morte de Hannah, Clay Jensen voltando da escola encontra uma caixa de sapato endereçada a ele, porém sem remetente, ao abrir a caixa Clay se depara com 7 fitas numeradas de 1 a 13 de cada lado, curioso com a caixa misteriosa Clay começa a ouvir a primeira fita, e para sua grande surpresa a voz que sai do som é a de Hannah Baker, antes de suicidar Hannah grava os 13 lados das fitas uma para cada pessoa que teve uma participação negativa na vida dela, levando a atentar contra sua vida, a regra ditada pela Hannah era simples, escute as fitas e passe para o próximo culpado, para que ele saiba o quanto prejudicou a vida dela.



As emoções de Clay vem à tona escutando cada fita, amor, surpresa, tristeza, e curiosidade para saber o porquê ele, logo ele estaria ali no meio dos 13 motivos, 13 pessoas que levaram Hannah a se matar.

"Nós dois rimos. E isso traz uma sensação boa. Uma libertação. Como rir num funeral. Algo talvez inapropriado, mas definitivamente necessário."

A leitura é pesada e ponto final, palavras de quem ama ler livros de serial killers e outras coisas mais de Sidney Sheldon, rsrs, o tema suicidio não é confortável para ninguém, minha opinião quanto ao livro variou durante a leitura, no começo eu achei os motivos que levaram Hannah poucos para o que ela fez, mas quando chegou no final eu vi que foi um acumulo de motivos sérios ou não que a afetavam de alguma forma. A coisa é séria demais e o assunto é bem presente na nossa realidade hoje, o tema central do livro é o bullying pelo que eu pude observar.

Os personagens centrais são Hannah e Clay, apesar de toda história triste de Hannah não consegui me envolver com a personagem e nem mesmo com Clay.




"É bom saber que alguém que alguém compreende o que estou escutando, o que estou passando. De alguma forma, isso torna menos assustador o ato de continuar."

Tem gente que consegue levar numa boa as piadinhas sobre si mesmo, mas tem gente que não, e a partir do fato de que tem gente que não se sente a vontade com isso, acabou a brincadeira, fim. Este livro é um choque de realidade que principalmente os professores deveriam incentivar a leitura nas escolas, o assunto é assustador e as consequências do bullying podem ser terríveis como foi neste livro.

O livro é bom sim por tudo isso que eu disse, só não ganhou minha nota máxima pq a leitura é pesada e o tema suicidio é dificil de engolir, nada, nada mesmo justifica este ato.









8 comentários:

  1. Oi! vc visitou meu blog, tô retribuindo e gostei! Curti seu face e tô seguindo o blog!
    Se puder seguir de volta, fico agradecida! Abraço!
    caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    Eu sou louca pra ler esse livro e cada vez que leio alguma coisa sobre ele, me dá ainda mais vontade. rs
    Adorei sua resenha!^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      ´
      E triste e atordoante sabe?! Mas eu gostei de ler enfim!
      Bjoss! =)

      Excluir
  3. Oi Aline!
    Sempre tive muita curiosidade para ler Os 13 Porquês devido a sua temática. Bullying é um tema que realmente deveria ser melhor enfatizado nas escolas, e esse livro parece conseguir passar essa mensagem.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Todos falam muito sobre este livro mesmo, foi assim que eu fiquei lok atras dele.
      Mas vale a leitura!
      Bjos!

      Excluir
  4. Oi Aline. Tudo bem? Já ouvi falar desse livro, mas ainda não o li. Suicídio é um tema q me encanta (não no sentido do ser belo, mas no sentido de ser trágico). Sou escritora e tenho um projeto engavetado sobre isso. :) Mas concordo com vc. Conviver com o preconceito pode levar as pessoas a cometerem loucuras. tem gente q não aguenta. Mas nada justifica um suicídio (embora eu já tenha pensado nessa possibilidade). Nada é tão terrível assim se vc colocar a sua cabeça no lugar. :)
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gih!!
      Estou bem sim e vc?
      Qd seu projeto ficar pronto quero ler hein?
      Ah me incomodou um pouco ler sobre, mas é a pura realidade que todos devem saber!
      Bjos! =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...