18 agosto 2014

[Resenha 16] O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

O menino do pijama listrado // John Boyne // Cia das Letras // 186 páginas // Compare Preços //  ISBN: 978-85-359-2306-3// 



O menino do pijama listrado acima de tudo é uma história que nos faz pensar em nossas atitudes, é um livro que eu recomendaria a todas as pessoas.

Tudo começa com a mudança de Bruno e sua família para Haja Vista, Bruno tem 9 anos, uma irmã que segundo ele é bem implicante (um caso perdido) uma mãe e um pai pouco presente.

Bruno não gosta nada da mudança, em sua casa antiga ele tinha três amigos para brincar e uma casa enorme para explorar, e em sua nova casa a única coisa que disperta seu interesse é a janela do seu quarto, que da para uma ampla área que Bruno consegue ver muitas pessoas de "pijama listrado".

E um de seus muitos dias de tédio, Bruno sai para "explorar" e acaba encontrando um novo amigo, Shmuel que fica do outro lado da cerca, do lado em que vive as pessoas do pijama listrado, Bruno fica muito feliz por ter encontrado um novo amigo, e sempre volta a este lugar todos os dias para conversar com seu amigo e tentar descobrir todo o mistério além da cerca e também tentar animar um pouco seu amigo que sempre o encontra com um semblande de muita tristeza.






Com a nova amizade com Shmel, Bruno acaba esquecendo de sua velha casa, seus velhos amigos e constrói uma grande amizade com "o menino do pijama listrado". Os dois não podem atravessar a cerca, não sabem muito bem o porquê mas seguem as normas dos adultos.

"Tenho mais uma frase para você aprender, ela disse. É a seguinte: Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim." 

A história é comovente, o autor conta a história numa versão cheia de inocência, contada por um garoto de 9 anos, que não tem idéia do holocausto vivido por seu país naquela época, na visão do garoto ele não consegue compreender porquê as pessoas do pijama listrado vivem daquela forma, porque é incapaz de pensar que seu pai, ou os soldados que viviam do seu lado da cerca era os causadores de todo aquele cenário de tristeza.

No livro você não encontrará detalhes sobre o conflito vivido naquela época, o tema central é a amizade dos dois garotos inocentes, das diferenças de vida dos dois.



O final é triste, mas não poderia ser tão perfeito e tão cabível a realidade, até porque o livro inteiro é triste, é do tipo de livro que você não consegue imaginar o quanto o ser humano pode ser tão ruim.
A leitura é muito rápida e envolvente, é um livro que todo mundo deveria ler, é uma lição p vida toda!



8 comentários:

  1. Olá.
    Muito legal esse livro, né? O que eu mais gostei foi pelo fato de ser uma criança contando, toda aquela simplicidade e inocência. Adorei. Muito boa sua resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoreii essa parte Vanessa, fica uma história cheia de inocência =)
      Bjoos!

      Excluir
  2. Olá linda, tudo bem?
    É minha primeira vez aqui em seu blog e vim aqui te agradecer por ter passado esses tempos atrás no meu. Só não vim antes, porque estava viajando, mas tipo, eu gostei bastante da sua resenha, principalmente porque eu ainda não tive chance de ler esse livro. Muitos dizem que é bem triste. Eu não tenho ideia nem do que se trata a obra, mas pelo que vc disse deve ser uma história bastante tocante. Vou procurar comprar ele pra ler, porque não só vc, mas outras pessoas já estão me convencendo a conhecer esse livro, principalmente por causa do filme, porque tem né? Enfim...Assim que é bom também.

    Olha linda, já estou te seguindo tá?
    Depois me retribui e vai ver minha postagem nova
    Se cuida e fica com Deus

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      que bom que gostou!
      O livro é muito emocionante sim, vale d+ a leitura!
      Leia e dps m diga se gostou!
      Bjos!

      Excluir
  3. Oi Aline, tudo bem?

    Confesso que não terminei esse livro. Horrível falar isso né? Mas eu tenho uma explicação huahua. Li muito nova e não me adaptei a escrita do autor. Acabei abandonando. Mas tenho vontade de reler. Quem sabe eu não compro o livro?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kell
      To bem e vc?
      Amo qd vc vem aqui no blog, sou fã do seu blog ;)
      hahahahah tenta denovo Kel, tem uns q vale a pena e esse eu sei q vai valer!!
      Bjos!!

      Excluir
  4. Nossa esse livro é lindíssimo , e esta entre os meus favoritos ! O final me deixou com um nó na garganta por dias!

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Não é lindo?!
      Mas o final foi cabível no contexto, triste mas..
      rsrsr!
      Bjos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...